quinta-feira, 2 de março de 2017

Música católica e liturgia


Música católica e liturgia.
Por Dom Samuel Maria Wander Osb

Caímos no erro quando somos mais artistas do que servos. Sim, somos artistas, uns mais, outros menos, mas acima de tudo devemos ser humildes para servir a liturgia divina.
Sua música certamente está penetrando os corações, mas já se perguntou o que ela está causando?

O céu com certeza se prepara para cada Santa missa, e como será que nossa música tem chegado ao céu? Sem harmonia, sem sintonia, sem sentido? A graça de Deus não pode parar no ministério de música. É necessário ter sintonia com o Padre, com a liturgia (que ignorantes chamam de regras).

Ahhh meus amigos como a sede pelo "novo" tem maltratado a Igreja... A música deve transmitir valores, isso nos pediu João Paulo II. O Santo Padre nos diz que esses modismos, por mais atraentes que sejam, nos trazem um vazio espiritual. Ele ainda nos pede que tenhamos o dom do discernimento.

O músico deveria ser quem mais cultiva a arte do silêncio, pois muitas vezes se perde em seu barulho. Uma vida silenciosa vai te trazer o esquecimento, os elogios vão fugir.... mas quem precisa de elogios, quando o que importa é o Cristo?

Músico enfrenta batalhas árduas. Somos seres humanos com uma sensibilidade maior, mas que se mal usada nos leva a ser supérfluos na nossa missão. É a sua sensibilidade que será atacada pelo mal, ela é seu ponto fraco e forte, por isso é preciso se conhecer, com seus limites e defeitos.

Quem não conhece a riqueza da liturgia se acha maior do que ela. Quem não conhece a fé que diz professar, se acha maior do que ela. A nossa vida deveria ser uma liturgia aberta, a missa deveria se estender na nossa vida. A missa nunca foi um clube de divertimentos, ela não serve para te fazer pular e dançar, ela serve para te alimentar, através da atualização do sacrifício mais doloroso que o mundo já viu.

Só acha a Igreja Fria quem não enxergou o Sacrifício no Altar.
Se quer fazer das coisas santas o seu próprio palco, com certeza não entendeu o significado do sacrifício.
"Se me amais, guardareis os meus mandamentos"
"Quem vos ouve, a mim ouve, quem vos rejeita, a mim rejeita".


Nenhum comentário:

Postar um comentário