quinta-feira, 2 de agosto de 2012

O Censo 2010 real e detalhado das religiões no Brasil.

 Desde que foi anunciado o Censo de 2010 sobre aos dados das religiões no Brasil, qual não foi á surpresa esperada em relação ao declive do número de católicos em relação ao da década passada no país. Como vimos neste blog, foram divulgadas duas matérias referentes a este assunto; Onde apontaram que os números não estão nada corretos envolvendo a moral e a direção católica, pois a maioria dos ditos “católicos” ainda mentem e são somente aumentadores de estatísticas, pois ainda vão de contramão aos mandamentos e a catequese da Igreja. Estes por tanto serão os possíveis aumentadores de estatísticas de evangélicos, espíritas e sem religiões do Censo futuro.


A matéria de hoje vem viabilizar outros números que não estão sendo divulgados na mídia, seja por motivos de preguiça em fazer cálculos matemáticos ou por pura falta de sensibilidade. Acho que esta segunda é mais convincente, porque a moda de sempre é atacar a Igreja Católica com calúnias e mentiras sem argumentos plausíveis.


Os canais de mídia estão divulgando com letras garrafais que o número de evangélicos subiu e o de católicos caiu e está corretíssimo, porém há algumas análises a serem feitas. Não quero denegrir e causar “brigas” com os evangélicos, isto não cabe ao meu feitio e perfil, até mesmo por este blog ser um blog católico. Mas os evangélicos estão soltando foguetes como estes números por quê?  Com qual o motivo eles (tão divididos entre si) fazem este alvoroço? Pois bem, para simplificar estes dados vejamos logo a seguir.





Sabemos que a reforma protestante ocorreu com o Martinho Lutero que era monje da Igreja Católica na Alemanha. Este Lutero, o senhor do protestantismo, desencadeou a primeira ruptura na Igreja ao ser excomungado e decretado herege em 1517. Depois deste episódio o que se viu foi várias rupturas devido a livre interpretação da bíblia (Sola Scriptura) e da salvação somente pela fé. Estas teses foram idealizadas pelo Lutero. Logo a seguir desencadeou uma série de rebeldia, Henrique VIII fundou o anglicanismo, Calvino  fundou o calvinismo e vários outros protestantes, todos contra a Igreja Católica e uns contra os outros. Houve derramamento de sangue por todos os lados, por parte dos católicos, luteranos, dos calvinistas, dos anglicanos, até mesmo dos luteranos contra os calvinistas, anglicanos e vive e versa.


A revolução do Lutero trouxe uma divisão sem precedentes e hoje os frutos estão nestes números do censo 2010. Mas o que me intriga é como os evangélicos se unem para marchar neste Censo, neste quesito se acham todos iguais. Há alguns meses o bispo Edir Macedo da IURD disse que 99% dos cantores gospel continha demônios e estava denunciando em seu canal de televisão (Rede Record) os patrimônios ilícitos de seu maior rival, o “apóstolo” Valdomiro Santiago. Quanto ao resultado do Censo, todos se abraçam e saem em marcha rumo á vitória por uma maioria dividida, sem raízes, nascidas de divisões e que estão levando o futuro do nosso país igual ao dos outros que seguiram esta ideologia protestante, como os Estados Unidos do pentecostalismo, Inglaterra do anglicanismo e a Alemanha de Lutero. Nestes países o que houve foi potencialização dominante em cima dos países mais pobres e necessitados e que se sobressaíram em cima de grandes guerras dos seus ditadores sanguinários, os senhores da guerra.


Pois bem, vamos ver o número de percentual real de cada Igreja protestante no nosso País, agora sim é cada um por si, da maneira que eles são. Há mais de 20.000 igrejas que estão espalhadas por este Brasil que o Censo recusou-se em colocar, entre elas temos:
Igreja Evangélica Florzinha de Jesus (Londrina – PR)
Igreja Pentecostal Trombeta de Deus (Samambaia – DF)
Igreja Pentecostal Alarido de Deus (Anápolis)
Igreja pentecostal Esconderijo do Altíssimo (Anápolis – GO)
Igreja Batista Coluna de Fogo (Belo Horizonte – MG)
Igreja de Deus que se Reúne nas Casas (Itaúna – MG)
Igreja Evangélica Pentecostal a Volta do Grande Rei (Poços de Caldas – MG)
Igreja Evangélica Pentecostal Creio Eu na Bíblia (Uberlândia – MG)
Igreja Evangélica a Última Trombeta Soará (Contagem – MG)
Igreja Evangélica Pentecostal Sinal da Volta de Cristo (Três Lagoas – MS)
Igreja Pentecostal Jesus Nasceu em Belém (Belém – PA)
Igreja Evangélica Assembléia dos Primogênitos (João Pessoa -PB)
Igreja Evangélica Explosão da Fé (Belford Roxo – RJ)
Igreja Evangélica Vida Profunda (Itaperuna – RJ)
Igreja Pentecostal do Fogo Azul (Duque de Caxias – RJ)
Igreja Pentecostal o Poder de Deus é Fogo (Rio de Janeiro – RJ)
Ministério Favos de Mel (Rio de Janeiro – RJ)
Igreja Evangélica Pentecostal Labareda de Fogo (Rio de Janeiro – RJ)
Igreja a Serpente de Moisés, a que Engoliu as Outras (Rio de Janeiro – RJ)
Assembléia de Deus com Doutrinas e sem Costumes (Rio de Janeiro – RJ)
Igreja Pentecostal Assembléia dos Santos (Rio de Janeiro – RJ)
Templo Evangélico da Sétima Trombeta (Rio de Janeiro – RJ)
Igreja Primitiva do Senhor (Campos – RJ)
Igreja Evangélica Universal Jesus Breve Vem (Vilhena – ES)
Igreja Pentecostal Remidos do Senhor no Brasil (Pimenta Bueno – RO)
Igreja de Jesus Cristo no Universo (Porto Velho – RO)
Assembléia de Deus da Reforma Universal (Porto Alegre – RS)
Igreja Atual dos Últimos Dias (Araras – SP)
Igreja Cristã Pentecostal Universal Sarça Ardente (Cabreuva – SP)
Igreja Despertai Para Jesus (São Vicente – SP)
Igreja de Deus Assembléia dos Anciãos (Itapecirica da Serra – SP)
Igreja do Evangelho Triangular no Brasil (Sertãozinho – SP)
Igreja Evangélica Facho de Luz (São Bernardo do Campo – SP)
Igreja Pentecostal Barco da Salvação (Mauá – SP)
Igreja Pentecostal Jesus Vem e Vencerá pela Fé (São Paulo – SP)
Igreja Evangélica Pentecostal a Última Embarcação Para Cristo (São Paulo – SP)
Igreja Pentecostal Jesus Vem Você Fica (São Paulo – SP)
Igreja Lugar Forte (São Paulo – SP)
Igreja Pentecostal o Senhor Pelejará por Vós (Santo André – SP)
Igreja Pentecostal Povo de Deus Marcha (Orlândia – SP)
Igreja Pentecostal Uma Porta para a Salvação (Presidente Prudente – SP)
Igreja Evangélica Pentecostal Cuspe de Cristo (São Paulo – SP)

Igreja Bola de Neve (SP)
Igreja Jesus Chorou (MG)


..e por aí vão mais de vinte mil.


Segue então o percentual de todo o levantamento do Censo das igrejas protestantes entrevistadas, ou seja, que consta no relatório e que são tão importantes como estas mostradas anteriormente, pois são todas “irmãs evangélicas” não é mesmo?


Os dados conhecidos são de 190.755.799 de Brasileiros sendo 123.280.172 de católicos, ou 64,6%.
Contém também dados de outras religiões como os espíritas e judeus, para facilitar o entendimento da estatística.

As estatísticas mostradas por igrejas são estas:



ESTATÍSTICAS DO CENSO 2010
NÚMERO DE HABITANTES NO BRASIL
190.755.799


DENOMINAÇÃO RELIGIOSA
Nº DE FIÉIS
PERCENTUAL (%)
IGREJA CATÓLICA APOSTOLICA ROMANA
123280172
64,63
IGREJA APOSTOLICA BRASILEIRA
560781
0,29
CATOLICA ORTODOXA
131571
0,07
LUTERANA
999498
0,52
PRESBITERIANA
921209
0,48
IGREJA EVANGÉLICA METODISTA
340938
0,18
BATISTA
3723853
1,95
CONGREGACIONAL
109591
0,06
ADVENTISTA
1561071
0,82
ASSEMBLÉIA DE DEUS
12314410
6,46
CONGREGAÇÃO CRISTÃ DO BRASIL
2289634
1,20
BRASIL PARA CRISTO
196665
0,10
QUADRANGULAR
1808389
0,95
UNIVERSAL DO REINO DE DEUS
1873243
0,98
IGREJA CASA DA BENÇÃO
125550
0,07
DEUS É AMOR
845383
0,44
MARANATHA
356021
0,19
IGREJA NOVA VIDA
90568
0,05
MÓRMONS
226509
0,12
TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
1393208
0,73
ESPÍRITA
3848876
2,02
UMBANDA
407331
0,21
CANDOMBLÉ
167363
0,09
JUDAÍSMO
107329
0,06
HINDUÍSMO
5675
0,003
BUDISMO
243966
0,13
ISLAMISMO
35167
0,02
ATEU
615096
0,32
AGNÓSTICO
124436
0,07
SEM RELIGIÃO
15335510
8,04


Por tanto, quando um evangélico bater no peito para dizer que está chegando  na igualdade numérica e que logo virar á ser a maioria no Brasil é bom este “baixar a bola”. Isto só ocorrerá quando eles forem somente de uma única denominação, uma única Igreja, uma única fé.
A Igreja Católica persiste desde o ano 30 de sua fundação na Palestina até os dias de hoje e por mais pensamentos e comportamentos diferentes em seu interior, sempre está sobre o sagrado magistério da Igreja pelo ministério petrino confiado ao nosso 266° Papa Bento XVI.

São Clemente (88-97), 4° Papa da Igreja, colaborador de São Paulo (Fil 4,3) instruiu em sua carta aos Coríntios expondo alguns pontos da base da Igreja:
Também os nossos apóstolos sabiam, por Nosso Senhor Jesus Cristo, que haveria contestações a respeito da dignidade episcopal. Por tal motivo e como tivessem perfeito conhecimento do porvir, estabeleceram os acima mencionados e deram, além disso, instruções no sentido de que, após a morte deles outros homens lhe sucedessem em seu ministério.


"Também eu te digo que tu és Pedro, " e sobre esta pedra edificarei minha Igreja, e as portas do Inferno nunca prevalecerão contra ela. 19. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus e o que ligares na terra será ligado nos céus, e o que desligares na terra será desligado nos céus" Mateus 16,18-19
"Com toda humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros com amor, 3. procurando conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz. 4. Há um só Corpo e um só Espírito, assim como é uma só a esperança da vocação a que fostes chamados; 5. há um só Senhor, uma só fé, um só batismo; 6. há um só Deus e Pai de todos, que é sobre todos, por meio de todos e em todos," Efesios 4, 1-6


"Paulo apóstolo - não da parte de homens, nem por meio de algum homem, mas por Jesus Cristo e por Deus Pai que o ressuscitou dos mortos -2. e todos os irmãos que estão comigo, às igrejas da Galácia: 3. a vós, graça e paz da parte de Deus, nosso Pai, e da parte do Senhor Jesus Cristo, 4. que se entregou por nossos pecados, para nos libertar da perversidade do mundo presente, segundo a vontade de Deus, nosso Pai, 5. a quem seja dada a glória pelos séculos dos séculos. Amém. 6. Estou admirado de que tão depressa passeis daquele que vos chamou à graça de Cristo para um evangelho diferente. 7. De fato, não há dois (evangelhos): há apenas pessoas que semeiam a confusão entre vós e querem perturbar o Evangelho de Cristo. 8. Mas, ainda que alguém - nós ou um anjo baixado do céu - vos anunciasse um evangelho diferente do que vos temos anunciado, que ele seja anátema. 9. Repito aqui o que acabamos de dizer: se alguém pregar doutrina diferente da que recebestes, seja ele excomungado! Gáltas 1 , 1-9


Negar que esta Igreja não é a Igreja Católica é o mesmo que rejeitar Jesus Cristo e o chamá-lo de mentiroso, ou que ele esqueceu a Igreja por mil e quinhentos anos deixando o inferno prevalecer sobre ela,  acordando em 1517 e a entregando a Lutero.


Sou da Igreja Católica e nem a morte irá separá-la de mim.










Nenhum comentário:

Postar um comentário