quarta-feira, 4 de julho de 2012

PEREGRINAÇÃO DA RELÍQUIA DO CORAÇÃO DE SÃO CAMILO NO BRASIL



  O Coração de São Camilo de Lellis vem pela 1ª vez ao Brasil

No mês de julho, a relíquia insigne percorrerá diversas localidades do país

Por ocasião das comemorações dos 90 anos (1922-2012) da chegada dos primeiros missionários camilianos (padres Inocente Radrizzani e Eugênio Dalla Giacoma) no país, a Província Camiliana Brasileira, com permissão do Governo Geral da Ordem Camiliana, trará a Relíquia do Coração de São Camilo de Lellis que percorrerá, no mês de julho, diversas localidades do Brasil onde os camilianos atuam nas áreas hospitalar, educacional, assistência social e religiosa.

 A relíquia insigne chegará ao Brasil no dia 1º de julho e passará pelas cidades de Brasília/DF, Macapá/AP, Fortaleza/CE, São Paulo (além da Capital percorrerá os municípios de Cachoeira Paulista, Aparecida, Osasco, Santos e Jundiaí), Rio de Janeiro/RJ, Monte Santo/MG, Iomerê/SC, Pinhais/PR, Cachoeiro de Itapemirim/ES.

No dia 12 de julho, será realizada uma Adoração na Comunidade Canção Nova, em Cachoeira Paulista/SP. A visita da relíquia do coração de São Camilo será transmitida pela TV, Rádio e Site da Canção Nova a partir das 9h.

No dia 14 de julho, Dia de São Camilo Lellis, será realizada uma Missa no Santuário Nacional de Aparecida, às 9h, com transmissão ao vivo pela TV Aparecida para todo Brasil. A celebração será presidida por S. Eminência Cardeal Dom Raimundo Damasceno de Assis – Presidente da CNBB e Arcebispo da Arquidiocese de Aparecida.

Ainda no Estado de São Paulo, o Coração de São Camilo passará pela Congregação Irmãs Filhas de São Camilo no dia 13 julho; na Diocese de Osasco – Paróquia Nossa Senhora de Nazaré no dia 15; na Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompeia no período de 16 a 19 a julho e depois irá para a cidade de Santos no dia 20 de julho.

O coração de São Camilo está hoje conservado numa urna de vidro, dentro de um relicário dourado, no quarto onde ele morreu. O local foi transformado em uma Capela (1755), na sede do Governo Geral da Ordem Camiliana, junto à Igreja Santa Maria Madalena, na região central de Roma, a aproximadamente 100 metros do Panteon, onde é visitado por milhares de devotos.

Em situações e datas especiais, o Conselho Geral da Ordem Camiliana autoriza a saída da Relíquia do Coração de São Camilo de Roma. Uma das ocasiões ocorreu em comemoração dos 300 anos da Fundação Camiliana em Lima (Peru) no ano de 2009.

Mais recentemente, a relíquia foi levada também para Irlanda e Polônia, onde milhares de fiéis acorreram para reverenciá-la e orar pelos doentes.

“Para os camilianos, este ano de 2012 é muito especial, com diversas comemorações e a vinda da preciosa relíquia do coração do nosso padroeiro ao Brasil. Animados pelo dom da vocação camiliana, somemos força e partilhemos nossas esperanças, para, juntos, rejuvenescer e revitalizar nossa Província, comprometida com a missão evangelizadora no mundo da saúde. Que São Camilo interceda por nós e que sejamos discípulos missionários, promotores de vida e saúde e que ‘a saúde se difunda sobre a Terra’ (Eclo 38,08)”, declarou Pe. Léo Pessini, Provincial e Presidente das Organizações Camilianas Brasileiras.

Sobre São Camilo de Lellis
É o santo padroeiro dos doentes, dos hospitais e dos profissionais da saúde. São Camilo de Lellis (1550-1614) é conhecido como um dos profetas do cuidado humanizado no mundo da saúde. Ficou célebre seu grito junto aos profissionais da saúde, e que não perdeu sua atualidade após quase 4 séculos: “Mais coração nas mãos, irmão”. Ou seja, a competência profissional (mãos) tem que estar junto com a competência humana (coração).

Sobre a Rede São Camilo
Mantida pela Província Camiliana Brasileira, fundada em 1922, pelos padres Inocente Radrizzani e Eugênio Dalla Giacoma, é referência na gestão de hospitais e na educação superior em saúde no país. No Brasil, os camilianos atuam nas dimensões: Assistência à Saúde (hospitais); Educação à Saúde (centros universitários); Assistência Social (equipamentos sociais); Religiosa (pastoral da saúde, capelanias, paróquias e seminários), e Missionária. A Província Camiliana Brasileira, com o Governo Geral da Ordem do Ministro dos Enfermos, está sediada em Roma e presente em 35 países nos cinco continentes. A Ordem foi criada em 1614, pelo precursor São Camilo de Lellis.


Programação:
A Relíquia do Coração de São Camilo de Léllis estará no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida-SP, no Dia de São Camilo de Léllis (14 de julho), e a comunidade camiliana estará presente participando da missa que será celebrada as 09h no Santuário.

Em Cachoeiro de Itapemirim-ES a relíquia chegará no dia 30 de julho e permanecerá até o dia 02 de agosto, na Paróquia Santíssimo Sacramento de Eucaristia, bairro Paraíso.

Veja abaixo a programação completa da peregrinação.
 Fonte: Reitoria 
Comunicação e Informação: Patrícia Barcelos


Fonte: http://www.saocamilo-es.br/centrouniversitario/eventos.php?exibir=peregrinacao-da-reliquia-do-coracao-de-sao-camilo-no-brasil.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário